Cadastro PIS



O Programa de Integração Social ou como é mais conhecido PIS é um importante programa do Governo Federal que oferece anualmente a milhares de trabalhadores o abono salarial. Ele é direcionado para quem trabalha em empresas privadas e que recebem até dois salários por mês, e possui o cadastro PIS há mais de 5 anos. Aqueles que já são contemplados com o PIS recebem todos os anos e em uma data específica do calendário do Programa, o valor de um salário mínimo que pode ser utilizado de acordo com as necessidades do beneficiário.

Cadastro PIS

Cadastro PIS – aprenda a fazer o cadastro no Programa de Integração Social

Desta forma, o PIS serve como um incentivo ao trabalhador que executa suas tarefas em uma empresa onde a sua carteira de trabalho é devidamente assinada, caso contrário, ele não tem o direito a receber o abono.

O que é o PIS 2016?

É um programa de abono do Governo que foi criado por meio de lei na década de 1970 com o intuito de auxiliar o trabalhador em seu crescimento pessoal. Como já disse, é voltado somente para funcionários do setor privado. Quem trabalha em órgãos públicos como, por exemplo, os servidores federais são beneficiados com um programa semelhante chamado Abono Salarial PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) que funciona praticamente sobre as mesmas regras do PIS.

O cadastro PIS é um serviço essencial efetuado na Caixa Econômica Federal, gratuitamente, basta comparecer ao atendimento do banco com documentação completa e comprovante de residência.

Cadastro PIS: Como fazer?

O cadastro é feito pelo empregador na Caixa Econômica Federal que disponibiliza duas formas de realizar o procedimento: através do CNS (Conectividade Social) em lote ou então por meio do acesso direto da empresa no sistema. Se optar pelo cadastro em lote, o empregador gastará menos tempo, pois poderá cadastrar todos os seus funcionários rapidamente e em uma única vez e precisará esperar, no prazo de cinco dias, a resposta da Caixa.

Mas, se o empregador possui poucos funcionários poderá fazer o cadastro individual através do Conectividade Social. Entretanto, é necessário que tenha uma permissão dada diretamente pela Caixa para poder ter acesso ao sistema.

No Conectividade Social é possível encontrar serviços como, por exemplo, a visualização de relatórios, consulta CRF, Depósito Recursal, Edital Eletrônico e Acompanhamento do FGTS – SMS. Para conhecer o programa, basta acessar o link: http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/PAGINAS/DEFAULT.ASPX.

Cadastro PIS pela Internet

O cadastro do PIS também pode ser feito pela internet pelo portal do DATAPREV. A inscrição do PIS pode ser feita acessando o painel INSCRIÇÃO e em seguida em FILIADO. Assim, preenchendo os dados, você receberá o o seu número do PIS.

Filiado do PIS

Filiado do PIS

De que forma se pode cadastrar no PIS como autônomo?

É o tipo de inscrição especial que pode ser realizada por contribuintes: individuais, facultativos, segurados especiais e empregados domésticos. Como diz respeito diretamente ao interessado cabe a você se dirigir a agência da Caixa.

Lá você será cadastrado no chamado Regime Geral de Previdência Social onde receberá o seu número de NIS (Número de Inscrição do Trabalhador). Mas, para isso é importante que leve até o banco os seguintes documentos: Carteiras de Identidade, de Trabalho e de Previdência Social e o CPF.

Como sacar o PIS 2016?

Todo ano, o Governo libera o calendário de pagamento. Você deverá observar qual é a data que poderá realizar o saque, sendo que a mesma é de acordo com o seu mês de aniversário e, de um ano para o outro, as datas sofrem alterações.

Para verificar a data de pagamento do calendário do PIS, basta acessar o site da Caixa. Assim que o pagamento estiver liberado para você é só fazer o saque com o seu cartão cidadão no próprio banco ou então em uma Casa Lotérica.

Caso você possua conta na Caixa Econômica é só verificar o seu saldo e/ ou extrato, pois o abono é depositado diretamente para você. E, como o salário vigente é de R$ 880, você receberá justamente esse valor. Aproveite-o bem!

Gostou desse artigo? Então aproveite e deixe a sua curtida no botão abaixo. Até o próximo post.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votes, average: 4.25 out of 5)
Loading...

CONTINUE LENDO

Deixe seu comentário!

Comments are closed.