Cartão Cidadão



Nas últimas décadas aumentou o número de benefícios sociais e trabalhistas pelo Governo Federal, para diminuir a desigualdade social, por isso precisava-se criar um documento que juntasse todos esses benéficos, como PIS, PASEP, Seguro Desemprego e Luz para Todos, em somente um lugar, para melhorar o controle e coibir fraudes. Assim, foi criado o Cartão Cidadão, que é um cartão, pelo qual, pode-se sacar o dinheiro de quase todos os benefícios do Governo, com exceção do Bolsa Família, o qual, possui um cartão próprio.

Cartão Cidadão Caixa

Cartão Cidadão Caixa – Consulte diversos benefícios a partir do seu cartão

Por isso, vamos explicar a seguir um pouco do cartão cidadão, qual a sua importância, como adquirir e outros itens importantes que vocês saibam, para assim, utilizar esse documento de suma importância corretamente.

Como emitir o Cartão Cidadão

Esse documento pode ser feito em agências de Caixa Econômica Federal, basta comparecer a uma agência com a sua carteira de trabalho em mãos – que é o seu documento que possui o número do seu PIS. O cartão pode levar até 30 dias para ser emitido, e precisa ser buscado, nesse caso, na agência do banco.

Outra maneira de emitir o seu cartão cidadão é pelo telefone 0800-726-0207. É necessário, para o atendimento pelo telefone, ter em mãos o seu número do PIS – presente na sua carteira de trabalho, na primeira página.

Consultar Cartão Cidadão

Existem diversas vantagens para as pessoas que possuem o cartão cidadão, já que com a posse desse cartão, elas podem:

  • Consultar o saldo FGTS: Assim, o planejamento caso ocorra algum imprevisto no trabalho, poderá ser feito previamente.
  • Sacar o dinheiro dos benefícios: Em qualquer agência Caixa ou casas lotéricas conveniadas.
  • Consultar saldos e cotas: Dos diferentes programas sociais oferecidos pelo Governo Federal.
  • Consultar o calendário de pagamento: Dos mais diversos programas sociais, assim, você vai saber qual o dia exato do pagamento do seu PIS, e vai poder planejar melhor o que fazer com esse dinheiro recebido.

Como fazer o Cartão Cidadão

Para você que tem acesso a algum benefício social e ainda não fez o Cartão Cidadão, se liga nessas dicas e veja como é fácil adquiri-lo.

Você deve ir até uma agência Caixa, portando os seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho: Já que é necessário consultá-la para fazer o seu cadastro.
  • Documento pessoal: Pode ser o RG, a carteira de motorista ou a certidão de nascimento.
  • Termo de responsabilidade: A ser assinado na frente de um funcionário da Caixa.

Apenas com esses três documentos, você já sai com o seu Cartão Cidadão, na hora, bastando apenas criar uma senha com seis dígitos, que vai ser a senha utilizada para sacar os seus direitos, quando você for ao banco.

Lembrando que o cartão demora de 15 a 25 dias para ficar pronto e é gratuito, o que incentiva ainda mais as pessoas o fazerem.

E vocês, ainda tem mais alguma dúvida a respeito do Cartão Cidadão, a qual, não tenha sida esclarecida no texto? Deixem seus comentários e dúvidas que responderemos para vocês.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4.25 out of 5)
Loading...

CONTINUE LENDO

Deixe seu comentário!

Comments are closed.