Certidão de Reservista



Os jovens que estão prestes a completar 18 anos de idade já sabem: é preciso se alistar nas Forças Armadas para retirar a dispensa do serviço militar ou a Certidão de Reservista. Este documento é essencial para que o jovem possa se cadastrar e participar de diversos programas ao longo de sua vida. Vale lembrar que esta Certidão é obrigatória somente aos rapazes.

Certificado de reservista militar - como emitir a certidão de reservista

Certificado de reservista militar – como emitir a certidão de reservista

Você já retirou a sua? Ainda não? Então não deixe de ler este artigo que vai te explicar como é o procedimento e a importância de se obter essa Certidão. Me acompanhe.

O que é a Certidão de Reservista?

De modo bem simples, é o documento que comprova a inclusão do jovem cidadão na Reserva das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Em outras palavras, a obrigatoriedade existente na retirada de tal documento é para o caso de se contar com os jovens em caso de defesa nacional.

Ainda que o país não se envolva em guerras e possua sistema democrático de governo é importante se “precaver” para qualquer eventualidade. Se houver, os jovens serão convocados à defenderem o país.

Certificado de Reservista

Após ter sido dispensado pelo Serviço Militar você deverá comparecer, nos próximos 5 anos, a uma Junta Militar, onde a Certidão receberá um carimbo para comprovar a presença de Apresentação de Reservistas.

Documentos necessários para o Alistamento

  • Quando for se alistar você deverá apresentar a seguinte documentação:
  • A sua Certidão de Nascimento ou Identidade;
  • Duas fotos 3×4 recentes tiradas com fundo branco e,
  • Comprovante de Residência.

Prazos e Custos da certidão de Reservista

Existem dois períodos que as Forças Armadas disponibilizam para que os jovens possam fazer o alistamento que compreende as seguintes datas: 01 de Janeiro e 30 de julho do ano em que o jovem irá completar 18 anos.

Se você não deixar o prazo se encerrar, o alistamento será feito de forma gratuita, mas se fizer após a data irá precisar pagar uma taxa, que deverá ser paga nas agências da Caixa Econômica Federal ou nas Casas Lotéricas, por meio de guia expedida diretamente pela Junta Militar.

Como tirar a Segunda Via do Certificado ou Dispensa

Caso você tenha tido algum problema e precisa de uma segunda via da Certidão, deverá se dirigir pessoalmente à Junta Militar onde realizou o seu alistamento munido de todos os seus documentos.

Na Junta precisará assinar o requerimento e pagar uma taxa, cujo pagamento poderá ser realizado na Caixa Econômica.

Certificado de Alistamento Militar

Quando o jovem se apresenta no serviço militar recebe o CAM (Certificado de Alistamento Militar), cujo documento já traz a nova data para que se apresente a Seleção Geral que é realizada no período entre julho e outubro do mesmo ano e nessa Seleção que ocorre a convocação ou a dispensa do jovem.

Certificado de Reservista e o de Dispensa de Incorporação

Após a finalização e cumprimento do programa de serviço militar você receberá o Certificado de Reservista. Entretanto, se for considerado inapto para a prestação do serviço receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação.

Por que retirar a Certidão de Reservista?

Além de ser importante para o serviço militar, sem este documento você será impedido de participar e/ou tomar posse de cargos referentes à Concurso Público, Vestibular, assim como obter documentos importantes como o registro de diploma de curso superior, passaporte, título de eleitor, entre outros.

Fique atento aos prazos para não perder. Quer ser lembrado mais facilmente? Cadastre o seu email para receber todas as nossas novidades. Até lá!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votes, average: 4.18 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.