Certidão FGTS



Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. O empreendedor deverá saber lidar com vários assuntos, como, por exemplo, emissão de documentos que comprovem a regularidade da empresa junto aos órgãos trabalhistas, como a Previdência Social. Um dos documentos mais importantes que o proprietário deve emitir é a Certidão FGTS. Não sabe do que se trata? Então, leia o artigo abaixo e informe-se corretamente a respeito deste documento.

Certidão FGTS

Certidão FGTS – Emissão da CND FGTS e CRF Fundo de Garantia

O que é Certidão FGTS

A certidão FGTS é um documento emitido pela Caixa Econômica Federal (instituição financeira responsável pelo FGTS) que possui o objetivo de comprova que o empregador não possui pendências a respeito do pagamento deste benefícios aos seus trabalhadores. Então, caso a empresa esteja totalmente regular, ela recebe a certidão de regularidade do FGTS. A certidão FGTS também é conhecida como certidão negativa do Fundo de Garantia.

Você pode usar a certidão do FGTS para:

O Fundo de Garantia por Tempo e Serviço é um benefício voltado para os trabalhadores que trabalham em regime com a Consolidação da Leis de Trabalho que foram demitidas de seu posto de trabalho sem justa causa, ou também foram tiveram que se afastar devido à problemas de saúde graves. Para constituir esse benefício, é retirado mensalmente uma porcentagem de 8% do salário do empregado. Entre muitas documentações relativas ao FGTS, existe a certidão FGTS.

Certidão do Fundo de Garantia

Certidão do Fundo de Garantia – Emissão CND FGTS

Para que a empresa esteja totalmente regularizada com a Previdência Social e o FGTS, é preciso que todos os pagamentos dos trabalhadores estejam descontados com a alíquota correta. No caso, 8%. Esse valor descontado no salário é destinado à uma conta aberta na Caixa Econômica Federal. Por isso, caso seja proprietário de uma empresa, verifique mensalmente as alíquotas descontadas do salário dos trabalhadores, caso queira evitar futuras dores de cabeça.

O trabalhador também pode usar a certidão negativa do Fundo de Garantia para sacar o seu fundo, de acordo com o calendário FGTS, para saques do fundo inativo em 2017.

Consulta a Certidão FGTS

Caso queira verificar a situação de seu vínculo empregatício junto à Previdência Social, o trabalhador poderá realizar a consulta a certidão FGTS. Esta consulta é bem simples e fácil, podendo ser realizada em dentro de poucos minutos.

  • Acesse o site de consulta a certidão FGTS pelo seguinte endereço eletrônico: https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp.
  • Na página de consulta à certidão FGTS, o cidadão deverá preencher algumas informações para ter acesso ao sistema. É fundamental que informe o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou Cadastro Específico do INSS (CEI) e também o estado em que a empresa está registrada.
  • Ao término do preenchimento do formulário, o usuário deverá clicar no botão “consultar”. Caso os dados estejam corretos, você será imediatamente direcionado à página de consulta FGTS ao histórico de certidões.
  • Na própria página de consulta é possível emitir a certidão do FGTS, onde você poderá imprimir e guardar junto aos documentos de sua empresa.

Quem pode tirar a certidão Negativa FGTS

A CND FGTS pode ser emitida por qualquer trabalhador que já tenha sido empregado com carteira assinada em regime da CLT. A certidão pode ser emitida em agências da Caixa Econômica Federal, porém é necessário que, durante o tempo de serviço, o empregador tenha feito os depósitos do Fundo de Garantia – Que corresponde a 8% do salário bruto do empregado, descontado na fonte.

Emissão da Certidão FGTS pela Internet

Emissão da Certidão FGTS pela Internet

Para emitir a sua certidão, acesse um dos links abaixo:

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.