CNH Digital



O CNH Digital é uma das grandes novidades de 2018. Trata-se de um documento de habilitação que poderá ser consultado diretamente na tela do celular através do aplicativo oficial disponibilizado pelo Governo Federal, sem precisar de acesso à internet. A CNH Digital entrará em vigor a partir de fevereiro de 2018, e o novo modelo do documento digital será disponibilizado para os condutores de todo o país.

Quem quiser ir se adaptando à nova realidade pode testar a novidade através do site da Serpro, onde os condutores conseguem testar a demonstração da nova carteira de habilitação nacional, que agora é 100% digital e eletrônica.

Por mais que seja digital o novo modelo continuará com o mesmo valor jurídico que o CNH impresso. O documento digital vai armazenar todas as suas informações através do dispositivo de celular, terão acesso ao CNH Digital somente as habilitações que tiverem o código QR Code, que assegura os condutores da segurança de suas informações.

Em fevereiro de 2018 o aplicativo começará a funcionar oficialmente, tudo indica que no futuro os motoristas poderão consultar sua pontuação, multas e inflações tudo isso através do aplicativo.

CNH Digital

CNH Digital

Quem tem direito?

Apesar de ser um documento digital, nem todo mundo que tem a habilitação convencional, que é a impressa, pode emitir o documento digital, pois o mesmo só será disponibilizado para os condutores que tiverem a habilitação com o QR CODE. Na emissão é necessário apenas que você leve a antiga habilitação e atualize alguns dados.

Ficou interessado no novo documento? Então consulte como fazer também o novo RG e fique com seu documento atualizado.

Como baixar o CNH Digital?

O CNH Digital é um disponibilizado para download através do site da Serpro www.servicos.serpro.gov.br, acesse o portal e realize o passo a passo:

  • Você precisará realizar um cadastro no site do Denatran ou Detran da sua cidade;
  • Pagar a taxa de cadastro, que varia de estado para estado;
  • Ao realizar o primeiro acesso, a sua habilitação poderá ser acionada mesmo que você não tenha acesso a internet, fica salvo na memória do seu celular.

A partir de fevereiro de 2018 o programa será disponibilizado oficial, por enquanto tem a versão para teste que está disponível através do  https://servicos.serpro.gov.br/projetos/cnh-e/downloads/CNH-e_v0.1.0-divulg.apk.

Como baixar a CNH Digital

Quer ficar por dentro do mundo digital? Consulte então como participar do programa Seja Digital do Governo Federal, e receba gratuitamente sua antena para TV Digital.

Dúvidas mais frequentes

Uma das grandes dúvidas em relação ao CNH Digital é se todo mundo pode ter o mesmo, é importante ressaltar que nem todo o condutor pode obter o CNH Digital, vai poder emitir a nova versão somente aqueles que tem a habilitação com o código QR Code.

  • Outra coisa que ainda não foi definida, é se o CNH Digital vai precisar ser pago, o que sabemos é que essa decisão cabe ao Detran, e caso seja cobrado algum valor, o mesmo pode variar de estado para estado.
  • Outra preocupação é em caso de roubo ou furto do celular, fique tranquilo (a), pois a sua CNH digital é um documento criptografado e protegido, caso venha ser roubado basta entrar em contato com o Denatran e bloquear o documento.
  • Se a sua habilitação não tiver o certificado, informe o ocorrido imediatamente ao Detran através de um posto de atendimento mais próximo a sua residência.
  • Somente no primeiro acesso vai ser necessário internet, nos demais o seu CNH Digital ficará disponível offline no seu dispositivo.
  • A partir de fevereiro de 2018 quem for tirar o CNH já será emitida a versão no novo modelo digital.

Como funciona CNH Digital

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.