CNIS – O que é, Cadastro, Consulta, Extrato, Dataprev CNIS



O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) compreende a parte da empresa que registra todos os brasileiros contribuintes da previdência social. Apensar do CNIS não ser um nome reconhecido pela maioria dos brasileiros, é graças a ele que todos nós temos direito a receber os nossos benefícios junto à previdência Social. Leia abaixo e se informe mais sobre esse assunto

CNIS O que é, Cadastro, Como Tirar, Consulta, Extrato

CNIS – O que é, Cadastro, Como Tirar, Consulta, Extrato

Cadastro CNIS

Para ser cadastrado no CNIS, basta o cidadão ser contribuinte com a previdência social brasileira, que automaticamente seus dados contarão no sistema do Cadastro Nacional De Informações Sociais.

Acesse aqui o portal MEU INSS

Cadastro CNIS

Cadastro CNIS

Consulta CNIS

Através do CNIS, o contribuinte pode realizar algumas consultas. Acesse aqui o portal MEU INSS.

  • Para fazê-las, basta informar na página do sistema o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) e a senha.
  • Por fim, o trabalhador deve escolher se quer consultar os benefícios, as contribuições as remunerações ou todas estas opções.

Extrato

Os beneficiários que desejam consultar extrato INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem realizar a consulta através do site do Dataprev. Por questões de segurança do beneficiário, a página solicitará algumas informações pessoais. O extrato Dataprev informa ao contribuinte o dia certo do recebimento do benefício.

Além da consulta online, o aposentado pode, ainda, consultar seu extrato por meio de uma ligação telefônica. A ligação é gratuita se for feita de um telefone fixo. O beneficiário que deseja consultar seu extrato através da ligação telefônica deve discar o número 135. No caso de a ligação ser feita a partir de um dispositivo móvel, vale ressaltar, a título de conhecimento, que a ligação será cobrada e, justamente por isso, é indicado ao beneficiário que deseja consultar seu extrato por meio de uma ligação, que a faça utilizando um telefone fixo.

Consultar Extrato

Consultar Extrato

A Dataprev, além do CNIS, possui o NIT e o GPS. O Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) é dado ao cidadão no momento em que o mesmo se cadastra no Regime Geral da Previdência Social. Já as Guias da Previdência Social (GPS) correspondem aos débitos previdenciários inscritos em Dívida Ativa da União (DAU). A parte que corresponde as GPS ainda permite que os cidadãos possam consultar alguns números básicos relacionados as dívidas previdenciárias.

DATAPREV

A Dataprev é uma empresa pública brasileira que foi fundada no ano de 1974. É responsável pela gestão da Base de Dados Sociais do Brasil, especialmente no que diz respeito ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, é vinculada ao Ministério da Previdência Social. A empresa é referência no mundo inteiro, pois no decorrer de toda a sua história, a empresa nunca atrasou a folha de pagamento dos benefícios. A Dataprev possui o maior banco de dados da América Latina.

DATAPREV

DATAPREV

Como toda empresa, a Dataprev possui clientes os quais presta seus serviços, sendo estes:

  • Instituto Nacional do Seguro Social – INSS: serviços de tecnologia e informações;
  • Ministério do Trabalho e Emprego – MTE: modernização tecnológica de informações, no que diz respeito às fases de desenvolvimento, implantação, manutenção operação e sustentação destes novos sistemas;
  • Ministério da Previdência Social – MPS: serviços especializados em tecnologia da informação;
  • Secretaria de Receita Federal do Brasil – SRFB: serviços especializados em tecnologia da informação;
  • Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG: uso da infraestrutura computacional para tratamento de qualidade de dados;
  • Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS: serviços especializados em tecnologia da informação.
Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.