Como saber o número do PIS?



O benefício do abono salarial é aguardado todos os anos por milhões de trabalhadores brasileiros. Esse benefício, responsável pela seguridade social de muita gente que trabalha duro todos os dias, é pago de acordo com uma tabela de pagamentos bem restrita, estipulada pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. Porém, tanto o benefício PIS, quanto o Benefício PASEP, estão vinculados a um número muito importante, o número do PIS, e muita gente, por pura falta de informação, acaba sem poder sacar o seu benefício por não ter ideia como saber o número do PIS. Por isso, preparamos uma lista, com várias formas distintas de conferir o número do seu PIS, de maneira prática e distinta.

como saber o numero do pis

Como saber o número do PIS? Confira a seguir!!

Você pode conferir o número do seu PIS em um dos documentos mais básicos do trabalhador, a carteira de trabalho (CTPS). O número do seu PIS está presente na primeira folha, junto com os dados do trabalhador, listado como NIS (Número de Inscrição Social). Você também pode conferir o número do seu PIS diretamente no cartão do cidadão, caso o tenha. O número presente no cartão é justamente o número do seu PIS.

Como Consultar o Número do PIS

Uma das grandes dúvidas do trabalhador, além de quem tem direito ao benefício, é onde descobrir o número do PIS sem precisar ir até a Caixa.

Um dos indicativos dessa dúvida dos tralhadores está no número de pesquisas com termos como: Onde Vejo meu PIS, Como vejo meu PIS, Como faço para consultar meu PIS, entre outros.

Vale lembrar que o o seu número do PIS é o mesmo, mesmo que você troque de emprego, ou solicite uma nova via da carteira de trabalho. Ele é um número de identificação do cidadão, assim como o CPF e o RG.

O número do PIS/PASEP é criado pelo cidadão quando esse faz a inscrição no Programa de Integração Social. A inscrição é necessária para a emissão da carteira de trabalho (CTPS) do trabalhador, e mesmo que você não tenha o documento em mãos, você consegue consultar esse número pela internet.

Confira abaixo as principais formas de descobrir o número do PIS:


Saber o Número do PIS no cartão cidadão

Número do PIS no cartão Caixa

Número do PIS no cartão Cidadão Caixa

Caso você tenha o cartão Cidadão Caixa, basta consultar o número do PIS impresso na frente próprio documento


Saber o número do PIS na Carteira de Trabalho

Número do PIS na carteira de Trabalho

Número do PIS na carteira de Trabalho

Nos novos modelos da Carteira de Trabalho, o número do PIS é o primeiro dado impresso na primeira folha do documento, junto com outras informações de identificação do Trabalhador. O número está localizado no campo PIS/PASEP, e possui 10 ou 11 dígitos.


Como saber o Número do PIS Online

Outra forma de descobrir o seu número do PIS, caso você não tenha seus documentos em mãos, é fazer a consulta PIS pelo CPF, pelo portal Dataprev, da Previdência Social.

O Dataprev é a empresa de tecnologia da Previdência Social responsável por toda a base de dados dos benefícios previdenciários e trabalhistas brasileiros. Através dele, você consegue consultar o número do PIS.

Consulta pelo número do PIS no portal Databrev

Consulta pelo número do PIS no portal Dataprev

Para encontrar o número do PIS pelo CPF no portal DATAPREV, basta seguir os passos indicados abaixo para  consultar o NIS:

  • Acesse o Portal da Previdência Social;
  • No menu, clique em “Inscrição”;
  • Clique na opção “Filiado”
  • Preencha todos os dados solicitados no primeiro campo (Nome, Data de nascimento, CPF, documento de identidade, Nome da mãe);
  • Digite pelo menos um documento complementar;
  • Digite o “Texto da Imagem”
  • Clique em Continuar;
  • O sistema vai abrir uma barra vermelha, indicando que o Cadastro PIS já existe, e vai exibir o número do NIT. Esse é o número do PIS, ou número do PIS/PASEP.

Essa consulta só vai funcionar se você já tiver o número do PIS 2017, ou seja, se você tem carteira de trabalho, poderá consultar o PIS dessa forma. Caso você ainda não tenha a inscrição no PIS, deverá realizá-la em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Vale lembrar que para consultar o PIS pelo CPF Online, é necessário que você tenha os seguintes documentos já em mãos:

  • Seu nome completo;
  • Sua data de Nascimento;
  • Seu número do CPF;
  • Nome completo da mãe (não é obrigatório);
  • Documento de Identidade (RG, CNH ou CTPS).

Você pode consultar o seu número de inscrição social através do site do DATAPREV – que é o órgão dentro da previdência social responsável pelo gerenciamento digital dos dados dos segurados da previdência – através de uma consulta no sistema deles. É rápido e simples, em em questão de minutos você vai saber o número do PIS pela internet.


Saber o número do PIS pelo Telefone

Consultar número do PIS por telefoneOutro canal de atendimento disponibilizado pela Previdência Social é a consulta do número do PIS por telefone. Para consultar, basta ligar para a central de atendimento pelo número 135, e selecionar a opção 5. Você será atendido por um atendente da Previdência, que irá atualizar seus dados e lhe passar o Número do NIT.

também é possível realizar essa consulta pelo portal da Caixa Econômica Federal, pelo número 0800 726 0207, e através do atendimento, você também pode solicitar o número do seu PIS. Lembre-se de ter seus documentos de identificação para realizar a consulta.


Saber o número do PIS pelo RH da empresa

Caso você esteja trabalhado com carteira assinada,  e por acaso tenha extraviado o seu documento, basta solicitar no departamento de RH da empresa o número do PIS.

Você pode também saber o número do PIS através do extrato do FGTS, pelo cartão ou comprovante de saque do Bolsa Família, ou perguntando direto para o empregador caso você já tenha carteira assinada


Consultar PIS pelo CPF

Outra forma de pesquisar o Número do PIS é através do Portal do DATAPREV, com o número do CPF. Para realizar a consulta, você só precisa ter um documento de identidade e o número do CPF em mãos para saber o seu NIT. Se você tiver, por exemplo, a CNH em mãos, pode consultar o NIS somente com esse documento.

Para consultar o Número do PIS pelo CPF, basta seguir os passos indicados no vídeo abaixo, e em poucos minutos você vai ter o número em mãos.


Como Saber o número do PIS passo a passo pela Internet

Para saber o seu número do PIS pelo portal do DATAPREV, você precisa seguir dois passos importantes:

  • Com o seu número de CPF em mãos, e seus dados do RG, acesse o site do DATAPREV, e clique onde diz “Inscrição”, na barra do menu. Vão surgir diversas opções, então clique no botão “filiado”, que é a opção para consultar o número do PIS de quem já tem cadastro. Preencha todos os dados solicitados e clique em “continuar”.
  • Após realizar os passos descritos no item anterior, você será encaminhado a uma tela com todos os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais referentes a sua inscrição social. Nessa página você poderá consultar, em primeira mão, o seu número do PIS.

Caso você ainda tenha dúvidas de como realizar essa consulta, basta seguir os passos indicados no vídeo abaixo para descobrir o número do documento:


O que posso fazer com o número do PIS?

O número que todo mundo conhece como “PIS”, na verdade chama-se NIS, que significa Número de Inscrição Social. É esse número que vincula o trabalhador aos benefícios sociais ligados a previdência social, como aposentadoria, seguro desemprego, fundo de garantia a abono salarial Caixa. Se por algum motivo, o trabalhador não tiver acesso à sua carteira de trabalho ou cartão do cidadão –  no caso de extravio, roubo ou retenção do documento – existem algumas outras formas de consultar o seu número de inscrição social.

Para que serve o número do PIS

Com o seu número do PIS, você poderá, pela internet realizar consultas de dados dos principais benefícios sociais através do portal do cidadão da caixa econômica federal. Lá é possível consultar dados específicos de programas como o Bolsa Família, seguro desemprego, abono salarial e até consultar o saldo do seu FGTS online, sem custo algum.

Além disso,o número de inscrição social é fundamental para ter direitos básicos da Previdência Social, como a aposentadoria e o auxílio doença. Confira abaixo o que você pode fazer com o seu número do PIS:

  • Consultar o Saldo e Calendário do Bolsa Família;
  • Consultar o Saldo do Seguro Desemprego;
  • Consultar o saldo e sacar o fundo de garantia;
  • Receber a aposentadoria;
  • Receber o auxílio doença;
  • Receber o auxílio acidente;
  • Consultar e sacar o PIS 2017;
  • Inscrever-se no salário família.
Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votes, average: 4.43 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.