Consulta Saldo FGTS



Quem já passou pela situação de ser demitido, sem justa causa, alguma vez, sabe o quanto isso é complicado, já que você acaba perdendo suas referências e perdendo as perspectivas de futuro do trabalhador. Mas, existe um benefício dado pelo Governo, o qual, ajuda muito as pessoas que ficaram desempregadas, que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para quem quer saber um pouco mais do FGTS e de como ele funciona, além de saber como fazer a Consulta Saldo FGTS, acompanhe esse texto até o final e saiba tudo sobre esse benefício.

Consulta Fundo de Garantia

Consulta Fundo de Garantia – Veja como consultar o saldo do FGTS

Como funciona o FGTS

O sistema do FTGS é bastante simples de entender, a cada mês, os empregadores depositam em uma conta criada na Caixa Econômica Federal, no nome dos empregados, 8% do salário bruto dos funcionários.

Assim, caso você seja demitido sem justa causa, esse dinheiro pode ser retirado, todo em seu nome. Assim, você vai ter uma reserva até que consiga arrumar um novo emprego e não vai passar necessidades, arrumando um novo emprego e estabilizando a sua situação financeira, sem ter que pegar empréstimos e nem precise tomar nenhuma medida drástica de emergência, a qual, vai trazer graves consequências na sua vida futura.

Quem tem direito ao FGTS?

Tem direito ao FGTS todos os trabalhadores, os quais, estão em dia com todas as suas obrigações tributarias, ou seja, não tenha nenhum tipo de imposto atrasado. Além disso, para ter direito de receber o FGTS é necessário também, estar regularizado e inscrito na carteira de trabalho, assim, quem ganha a vida fazendo trabalho informal, acaba não tendo direito a esse benefício.

Quem pode sacar o FGTS

O Fundo de Garantia pode ser sacado pelo trabalhador nas seguintes ocasiões:

  • Caso ele seja demitido sem justa causa;
  • Ao final de um contrato de trabalho temporário;
  • Caso a empresa em que ele seja empregada entre em falência ou feche as portas;
  • Quando se aposenta, o trabalhador também tem direito a sacar o saldo do seu fundo de garantia;
  • Ao completar 70 anos, mesmo que não aposentado, o cidadão tem direito a sacar seu FGTS;
  • No caso de enchentes ou catástrofes naturais, o Governo pode liberar o saldo do Fundo para saque;
  • Caso o trabalhador descubra ser portador de AIDS, de Câncer, ou de outra doença em estágio terminal passa a ter direito a sacar seu fundo;
  • Pode sacar o valor para comprar ou financiar casa própria.
  • E por decisão extraordinária do Presidente Michel Temer, poderão sacar o saldo do FGTS quem tem conta inativa do Fundo de Garantia desde 2015, de acordo com o calendário FGTS Inativo.

Como sacar o FGTS?

Consulta FGTSNão existe nenhuma grande complicação ou segredo da maneira de como você vai conseguir sacar o seu FGTS, basta fazer os seguintes passos. Um primeiro passo é assim que você for demitido, comunicar a Caixa por meio do canal eletrônico Conectividade Social. Assim, em até cinco dias, você poderá sacar o seu benefício.

Segundo, é necessário que você separe seus documentos obrigatórios, que são: Um documento oficial com foto, seja RG, carteira de habilitação, entre outros. Além disso, é imprescindível para sacar o seu FGTS, que você tenha a sua carteira de trabalho e o seu número PIS em mãos.

Por fim, basta ir até uma agência Caixa autorizada, em posse dos seus documentos e retirar o seu dinheiro, viu como é fácil fazer o saque do seu FGTS.

Atenção: O Governo liberou o saque do FGTS Inativo de contas que não recebem depósitos desde 31 de Dezembro de 2015. Se você está desempregado desde o final de 2015, clique no link e descubra como sacar seu fundo de garantia.

Como consultar o saldo do FGTS Online – Extrato FGTS

Para quem deseja saber quanto dinheiro do FGTS tem acumulado, basta entrar no site do portal do trabalhador, e informar o seu PIS e a sua senha, assim, você vai ter acesso a todas as informações referentes a esse benefício, dessa maneira você terá a disposição seu extrato completo do FGTS.

Botão Caixa Econômica

Tela de consulta de fundo de garantia

Tela de consulta de fundo de garantia

Telefones e Contatos do FGTS Caixa

Para quem tem alguma dúvida sobre a Consulta Saldo FGTS, basta entrar em contato com a Caixa, no número 0800 726 0207 e tirar todas suas questões direito com o funcionário Caixa. Assim, você consegue saber o quanto tem de dinheiro guardado e pode, em caso de demissão, começar a planejar o que irá fazer com esse capital acumulado ao longo dos anos de trabalho, além de poder também solicitar a emissão da certidão do Fundo de Garantia.

E você, tem alguma questão sobre a Consulta Saldo FGTS que não foi respondida no texto? Deixe o seu comentário e participe desse post.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (52 votes, average: 4.15 out of 5)
Loading...

CONTINUE LENDO

Deixe seu comentário!

Comments are closed.