Consultar PIS Online



Consultar PIS Online é uma das maneiras mais fáceis de se saber o saldo do PIS sem sair de casa, porém, nem todo mundo sabe como funciona o acesso e a maneira de consultar todas as informações a respeito do Abono Salarial Caixa.

O PIS 2018 é um benefício que contempla o cidadão brasileiro assalariado desde que o mesmo preencha todos os requisitos de participação do benefício.

Consultar PIS Online

Consultar PIS Online

Consultar PIS Online

Os trabalhadores da iniciativa privada que têm direito a receber o Abono Salarial Caixa podem consultar o Saldo do PIS diretamente pela internet. Para consultar o saldo do seu benefício, basta seguir os passos indicados abaixo:

  1. Para consultar PIS online é necessário acessar o site da Caixa através do www.caixa.gov.br

    Consultar PIS pela Internet

    Consultar PIS pela Internet Portal Caixa

  2. Abra a aba “benefícios e programas”;

    Consultar PIS pela Internet

    Consultar PIS pela Internet – Clicar no link “PIS”

  3. Clique no link “PIS”;

    consultar PIS online

    Clicar no botão “Consultar Pagamento” para consultar PIS online

  4. Na página que abre do benefício, acesse o botão “Consultar Pagamento”;
  5. Abrirá a página de login do Portal Cidadão Caixa. Para consultar PIS Online, será necessário preencher os campos com número do NIS (presente na carteira de trabalho e no cartão cidadão), e a senha da internet, que pode ser criada na hora, pelo botão “Criar senha”;

    Saldo PIS Online

    Saldo PIS Online

  6. Clique na caixa “Não sou um robô”;
  7. Em seguida, clique no botão “OK”
  8. Após acessar o sistema, basta clicar na guia “PIS” para consultar o valor do benefício.

Após o preenchimento do cadastro básico será possível obter diversas informações referentes ao abono salarial 2018.

Quem tem direito ao PIS?

Vale lembrar que nem todos os trabalhadores têm direito a receber o benefício. Para receber o abono, é necessário que o funcionário se enquadre em todas as regras do PIS estabelecidas pelo Ministério do Trabalho

  • Todos os trabalhadores que estão cadastrado 5 anos no programa;
  • Trabalhadores que recebem até dois salários mínimos nacionais;
  • Trabalhadores que trabalham pelo menos 30 dias no ano anterior ao de vigência do programa;
  • Trabalhadores que tem as informações cadastradas e atualizadas no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Como saber o número do PIS

O número do PIS pode ser encontrado em uma série de documentos do cidadão caso este já tenha a carteira de trabalho. Todo o trabalhador precisa desse número para fazer a sua carteira de trabalho, portanto se você já tem a carteira, já possui um número de identificação. Você poderá encontrar o PIS/PASEP nos seguintes documentos:

Carteira de Trabalho

Número do PIS - Carteira de Trabalho

Número do PIS – Carteira de Trabalho

Cartão Cidadão

Número do PIS - Cartão Cidadão

Número do PIS – Cartão Cidadão

RG

Em modelos mais modernos de RG, com via tirada após a emissão da carteira de trabalho, o documento estará descrito como “PIS/PASEP”.

Como Sacar o PIS

A sigla PIS significa Programa de Integração Social, o benefício é pago a todos os trabalhadores contemplados anualmente, desde que o mesmo se enquadre nos requisitos de participação do programa, se enquadrando nos requisitos o trabalhador vai receber um salário mínimo nacional.

Esse benefício é pago de acordo com um calendário de pagamento, de forma que, cada trabalhador recebe em um determinado período, ou seja, o pagamento é distribuído durante os meses do ano. Sendo assim, dentro do prazo liberado o contemplado (a) deve comparecer a Caixa Econômica Federal, munido do seguintes dados:

  • RG ou documento com foto;
  • Cartão Cidadão;
  • Senha do cartão cidadão.

Caso você não tenha o cartão cidadão será necessário comparecer a qualquer agencia da Caixa para retirar seu benefício.

 

É importante ressaltar a todos os contemplados (as) que o PIS não é um benefício acumulativo, ou seja, ser não for sacado não vai permanecer na sua conta para sacar, o Governo após o prazo de saque retira essa verba das contas e destina este dinheiro para o FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, onde a verba é revestida no pagamento do seguro desemprego e do salário do servidor público.

Como Sacar o PIS

Como Sacar o PIS

Sendo assim, no próximo ano caso o trabalhador seja contemplado com o PIS  novamente o mesmo receberá somente um benefício, por isso é extremamente importante ficar de olho no calendário, lembrando que o calendário PIS 2018 é atualizado anualmente. Ou seja, todo o ano é disponibilizado novas datas para o saque, fique atento (a) aos prazos para que você não perca o tempo de saque do benefício.

O PIS é um benefício que contempla e melhora a vida do cidadão brasileiro, além de incentivar aos trabalhadores a continuar no mercado de trabalho, além de promover a integração social o benefício visa dar uma bonificação ao trabalhador.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.