FGTS Inativo – Consulta, Calendário FGTS, Quem pode sacar



O FGTS ou Fundo de Garantia Inativo nada mais é do que as contas do beneficio que deixam de receber os depósitos que eram realizados devido à rescisão do contrato de trabalho, o qual pode ter sido originado pelo pedido de demissão do empregado ou mesmo pela dispensa realizada pelo empregador. E conforme dados que foram divulgados no final de 2016 pelo Governo Federal cerca de 87% das contas de FGTS Inativo acumulam valores que podem chegar até um salário mínimo.

Como forma de combater a crise financeira brasileira, o presidente da República Michel Temer anunciou em pronunciamento oficial que as contas do FGTS que possuem saldo inativo desde 31 de dezembro de 2015 poderão sacar o valor.

FGTS Inativo

FGTS Inativo – Consulta FGTS Inativo, Saldo FGTS, calendário FGTS inativo

A expectativa gerada pela noticia fez com que milhares de brasileiros se dirigissem pessoalmente as agências da Caixa ou acessassem o site da instituição a procura de informações. Até o momento é esperado que o cronograma de saques seja divulgado em fevereiro de 2017, embora a própria Caixa já informou que a liberação dos saques será realizada no mês de aniversário dos trabalhadores beneficiados, ou seja, se você nasceu no mês de Agosto provavelmente precisará aguardar a chegada do referido mês para poder sacar o seu FGTS.

Quem pode sacar o FGTS Inativo?

Quem pode sacar o FGTS InativoO saque poderá ser realizado pelo trabalhador que possui sua conta de FGTS inativa, ou seja, que não recebe depósito do beneficio pelo período de três anos ou mais. A proposta divulgada pelo Governo é direcionada para os trabalhadores que tiveram os seus contratos rescindidos até a data de 31 de dezembro de 2015.

Se você tem dúvidas sobre a sua situação poderá acessar a sua conta da Caixa e procurar na sua área pessoal pelo menu “FGTS” e lá verificar os detalhes. Caso se enquadre como conta inativa o próprio sistema irá lhe informar em tela ao lado do valor creditado.

Qual é o valor que poderá ser sacado?

Valor do FGTS InativoAssim que o saque do seu FGTS for liberado você poderá retira-lo integralmente independente do valor disponibilizado. De acordo com informações divulgadas pelo presidente Michel Temer os saques serão em torno de R$ 30 bilhões, o que corresponde a aproximadamente 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto). Estima-se ainda que mais de 10 milhões de trabalhadores possam sacar o FGTS, sendo que a maioria das contas possui um saldo inferior a um salário mínimo.

Calendário FGTS Inativo

Até o momento o que se sabe é que os pagamentos do FGTS serão realizados conforme o mês de aniversário do trabalhador. Tal medida é uma forma utilizada pela Caixa para controlar o número de atendimentos em suas agências, e assim evitar possíveis tumultos pela presença de um grande número de pessoas interessadas, regulando o fluxo de saques através do Calendário FGTS.

Tabela FGTS 2017

Já saiu a tabela do calendário FGTS 2017, confira abaixo a data de pagamento para você conforme o seu mês de aniversário:

Datas Calendário FGTS Inativo 2017
Fazem aniversário em: Receberão em:
Janeiro Março
Fevereiro Março
Março Abril
Abril Abril
Maio Abril
Junho Maio
Julho Maio
Agosto Maio
Setembro Junho
Outubro Junho
Novembro Junho
Dezembro Junho

Como o FGTS rende em torno de 3% ao ano, a possível demora em receber o benefício poderá ser positiva, já que terá um pequeno rendimento no valor a ser disponibilizado.

Como consultar o saldo do FGTS?

Consulta FGTS InativoExistem duas alternativas simples em que se pode realizar a consulta Saldo FGTS: uma é por meio do site da Caixa e outra pelo aplicativo do FGTS disponível gratuitamente para os maiores sistemas operacionais (Google Play, App Store e Windows Store). Em qualquer um deles você precisará informar o número do seu PIS e a senha de acesso que foi cadastrada no próprio site do banco.

Feito isto é só acessar a área exclusiva e clicar sobre a opção “FGTS” para fazer a sua consulta de forma simples, rápida e fácil. Por outro lado, se quiser poderá fazer a consulta presencialmente em qualquer agência da Caixa ou nas Casas Lotéricas. Para isto é necessário que apresente o seu Cartão Cidadão para ter acesso às informações.

Mas e quem não possui o Cartão Cidadão, o que deverá fazer? Precisará apresentar os seus documentos de identificação pessoal, de preferência a sua Carteira de Trabalho, a qual consta os dados importantes para o devido acesso ao sistema. Se quiser, poderá aproveitar o atendimento e solicitar o seu Cartão que lhe será entregue entre 20 e 30 dias.

Este procedimento também pode ser realizado através da Central de Atendimento da Caixa pelo número 0800 726 0207. Ou seja, é só escolher o meio que é melhor para você.

Espero que este artigo tenha te ajudado. Ficou com alguma dúvida? Então é só deixar a sua mensagem nos comentários abaixo para te responder o mais rápido possível. Até!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (60 votes, average: 3.57 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.