NIT: O que é, Cadastro, Consulta Número do NIT



Você já reparou que existem várias siglas que se referem a algum tipo de programa ou serviço ligado ao Governo Federal? Os mais conhecidos são: FGTS, PIS e PASEP. É claro que ao falar é bem mais simples, rápido e fácil mencionar uma sigla do que pronunciar todo o nome. Mas, além destes exemplos (que são os mais comuns) existem outras siglas, como é o caso do NIT que é menos mencionada e por isso muitas pessoas desconhecem o seu significado e importância.

E se você chegou até este artigo é porque tem interesse em saber, não é mesmo? Então continue comigo pelos próximos parágrafos que irei te explicar tudo!

NIT Previdência Social

NIT Previdência Social

O que é NIT

O NIT é uma sigla que significa “Número de Registro do Trabalhador” e como tal é o número de registro dos trabalhadores autônomos brasileiros que trabalharam com a CTPS assinada.

Ao contrário do exemplo que dei na introdução – FGTS é voltado para os trabalhadores formais que trabalham com contratos sob o regime da CLT, PIS é para os trabalhadores da iniciativa privada e PASEP para os trabalhadores do setor público – o Número de Registro do Trabalhador é voltado para as seguintes categorias: Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial.

Para obter o Número de Inscrição, é necessário fazer a sua solicitação diretamente na Previdência Social. Continue comigo que irei aprofundar o assunto nos próximos tópicos.

Cadastro

Se você é uma daquelas pessoas que prefere realizar o maior número de serviços pela internet (como eu) saiba que o cadastro do NIT pode ser feito online. Para isso, você precisa acessar o site do DATAPREV por meio deste link (https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml).

Depois é só seguir esses passos simples: Clique em “inscrição” e depois em “filiado”. Observe que lhe será apresentado em tela um formulário. Preencha-o com todas as suas informações corretas e ao final clique em “Continuar”. Em seguida, o sistema lhe apresentará o Número de Registro do Trabalhador que caso ainda não o tenha será gerado para você de forma automática.

Cadastro NIT

Cadastro NIT

Número do NIT

O número do NIT é composto por 11 dígitos decimais. No tópico anterior você viu como é simples obter o seu número e tal procedimento pode ser realizado também por quem já possui o Número de Registro do Trabalhador, mas que não consegue se lembrar.

Do mesmo modo, vale lembrar que no alto do formulário existe um importante campo que disponibiliza a informação referente aos indígenas, que na condição de segurados especiais devem obter o seu número de inscrição diretamente na FUNAI que é o órgão responsável por diversos assuntos do interesse dos índios.

Consulta

De posse dos seus documentos pessoais como o RG, CPF e a Carteira de Trabalho fica mais fácil consultar o seu Número de Registro do Trabalhador, seja pela internet ou presencialmente em alguma agência da Previdência Social.

Através do DATAPREV você consegue consultar o seu Número de Registro do Trabalhador de várias formas, a saber: por meio do extrato de pagamento, pela situação do beneficio ou pela sua memória de cálculo, pelo tempo de contribuição e pela simulação do cálculo de renda mensal.

Para fazer a consulta do Número de Registro do Trabalhador pelo DATAPREV é necessário que tenha os seguintes dados pessoais:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Número do beneficiário;
  • CPF.

E, por medida de segurança, o sistema geralmente solicita que você digite o código de imagem fornecido pelo site, o qual é feito de modo aleatório para proteger mais os dados.

Consulta NIT Pelo CPF

O CPF é um dos documentos mais importantes e cada cidadão brasileiro deve zelar bem por ele. Como existem várias formas de se consultar o NIS, em qualquer uma delas você pode obter o seu número desde que para isso informe o seu CPF.

É só acessar o site da Previdência (https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/login.xhtml) e informar o nome completo do filiado, data de nascimento e número do CPF. Após clicar em “Continuar” você verá o seu NIT na tela.

Consulta NIT Online pela Internet

Para consultar o seu Número de Registro do Trabalhador pela internet de forma simples e rápida é só clicar neste link (https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/login.xhtml). Basta preencher os campos obrigatórios, digitar o código de imagem, e em seguida clicar sobre “Continuar” para visualizar o seu número.

Consulta NIT pela Internet

Consulta NIT pela Internet

Viu como é simples e fácil consultar o seu NIT? Aproveite e compartilhe essa informação com os seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.