Novo RG – RIC



Há vários anos o Governo estudava a criação de um novo documento que servisse para substituir o RG, CPF, e título de eleitor – tudo em um único documento. Esse documento finalmente está prestes a ser liberado, e o Novo RG – conhecido como RIC, ou Registro de Identidade Civil, deve reunir todos os principais documentos do trabalhador em um único papel, reduzindo a burocracia que o cidadão está sujeito.

Novo RG

Novo RG – Como agendar o RIC

O que é o novo RG

A necessidade de termos sempre um documento novo, com as mais recentes mudanças em sua tecnologia, para ficar mais difícil a sua falsificação, acaba sendo essencial para qualquer pessoa, já que, com isso, aumenta-se a sua segurança e também a forma como seu documento é visto em alguns locais. Por conta disso, se torna fundamental para quem tiver a oportunidade, tirar o novo RG, o qual, tem como grande diferencial, o seu modelo, o qual, busca incluir chips de identificação, tornando assim mais difícil qualquer ato de falsificação desses documentos.

A grande diferença por traz do novo RG, é que esse item contém um chip de identificação, o qual, tem como novidade colocar o RG no mesmo patamar do Passaporte, que já usa uma tecnologia semelhante. Com esse novo dispositivo, o documento será muito mais seguro contra fraudes, podendo até mesmo ser rastreado em caso de furto ou roubo do documento.

RIC- Novo RG

RIC- Novo RG – Veja as novidades por traz do documento

Outra novidade do novo RG, é que para implantar essa tecnologia, o Governo vai passar a cobrar o valor de 10 reais para a confecção desse documento, o que é um valor que ajuda a estabilizar as contas do Governo nesse tipo de investimento, o qual, torna mais segura a vida e os documentos das pessoas.

Quando tirar o RIC

Essa novidade ainda não está disponível em todo o Brasil, o que deve acontecer apenas em 2017, já que ela ainda está em fase de testes da sua implantação, principalmente para ajustar o sistema de tecnologia dos cartórios e dos outros locais que emitem esse tipo de documento como por exemplo o Poupatempo.

Agendamento RIC

O processo de agendamento do RIC funcionará da mesma forma que o do antigo registro Geral: basta acessar a página do Poupatempo (ou do órgão responsável pela emissão do RIC em seu Estado) e escolher um horário para agendar.

Link para agendar o RIC pelo Poupatempo

Através do agendamento da identidade, você não precisa mais comparecer ao Poupatempo várias vezes para conseguir fazer o seu documento – basta ir no dia marcado para conseguir emitir o seu novo RIC.

Onde tirar o novo RG

Para quem já precisa atualizar o RG, optar por sua nova forma, com uma tecnologia integrada e de ponto pode ser um ponto legal a ser tomado, já que esse documento logo será obrigatório para todas as pessoas, por isso, quanto antes se tomar essa decisão, melhor será.

Para tirar o novo Rg, é possível, para quem for morador de São Paulo, ir até umas das unidades do Poupatempo, as quais, realizem esse tipo de atividade e solicitar esse item. Já para quem for de outro Estado, os próprios cartórios estão autorizados a emitir esse item, assim como alguns outros locais da justiça.

Mas, antes de tirar esse novo documento, é necessário verificar se o Novo RG já está disponível em sua cidade ou se ele somente chegará em 2017, para que você não perca tempo nessa busca.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.