Número do NIS



O número do NIS é um dos dados mais importantes na vida dos trabalhadores e das famílias em geral que fazem parte de algum programa social, já que sem ele muitos dos procedimentos que envolvem o recebimento dos benefícios sociais, não seriam possíveis. Portanto, vale muito a pena ter esse número sempre ao seu alcance, porque nunca se sabe quando será necessário por exemplo, fazer uma consulta do seu saldo no PIS ou até mesmo sacar os benefícios (onde esta informação é necessária).

Então, não deixe de conferir já nos próximos tópicos o que é realmente o NIS e como ficar a conhecer o seu.

Número do NIS

Número do NIS

O que é NIS

NIS é o Número de Identificação Social que é fornecido pela Caixa Econômica Federal as pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social e que não tem cadastro no PIS. Na prática, o NIS é emitido pelo plano de integração social em uma sequência numérica, e é justamente a partir deste número que será possível identificar o beneficiário no recebimento do abono salarial e outros benefícios.

Vale lembrar que o NIS não é requerido somente na retirada do benefício, sendo que até mesmo para efetuar a candidatura aos diversos programas sociais do governo, o cidadão deve ter em sua posse o número NIS.

Cadastro NIS

O cadastro NIS é o processo que permite aos milhares de brasileiros que fazem parte de algum programa social, terem o número de NIS efetivamente validado para receber os seus benefícios sociais.

E esse cadastro é feito por meio da Caixa Econômica Federal, sendo que para pessoas físicas prestando serviços a uma determinada empresa, há necessidade de ter sido previamente autorizado pelo representante legal da organização para ser cadastrado, o qual também deve ter sido cadastrado em uma agência da Caixa.

Durante este processo, o funcionário responsável pela organização terá que:

  1. Acessar o site da caixa pelo link – www.caixa.gov.br;
  2. Ir até o menu “empresas”;
  3. Escolher a opção “CADASTRAR NIS”
  4. Apresentar o certificado digital da empresa para efeito de identificação da firma;
  5. Em seguida, basta entrar com os dados do trabalhador que se deseja cadastrar, e pronto, o número de NIS do funcionário será lhe informado.
Cadastro NIS

Cadastro NIS

Como Saber o Número do NIS

Por ser um número que envolve muitos benefícios sociais, o número do NIS pode ser encontrado em vários documentos, como é o caso do cartão da bolsa família, onde este número fica localizado abaixo do nome do responsável familiar, sendo que dos 13 números que constam no cartão, apenas os 11 primeiros correspondem ao NIS.

O cartão do cidadão também é um meio de saber o seu número de NIS, sendo que neste caso o número também fica localizado abaixo do nome e somente os 11 primeiros dígitos correspondem ao NIS.

Mas se você não tiver nenhum documento que tenha este número, não se preocupe, pois é possível fazer essa consulta pela internet, saiba como, já a seguir.

Consultar Número do NIS Online

O NIS pode ser encontrado facilmente por meio da internet, bastando para tal seguir os passos descritos já a seguir:

  1. Passo: acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).
  2. Passo: agora vá na aba “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu, e escolha a opção “Filiado”.
  3. Passo: em seguida forneça as informações que lhe são requeridos, sendo que em “documentos complementares”, apenas o número do seu RG já é suficiente (sem pontos e sem hífen).
  4. Passo: para finalizar, clique em “continuar”. E se tudo estiver nos trinques, o seu número de NIS será lhe apresentado na página a seguir. E agora você já poderá validar o recebimento dos seus benefícios.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.