O que é NIS, PIS, PASEP e NIT



Você já deve ter se deparado várias vezes com estas siglas, não é mesmo? E por se tratarem de siglas, as mesmas correspondem a programas criados e desenvolvidos pelo Governo Federal em prol da sociedade brasileira que, neste caso em especial, diz respeito aos trabalhadores. Neste artigo iremos explicar o que é NIS, PIS, PASEP e NIT. Confira abaixo!

Todos eles possuem seus direitos e deveres e estes programas têm como finalidade assegurar os benefícios aos cidadãos, de modo que os mesmos se sintam cada vez mais motivados a executarem suas tarefas da melhor forma e consequentemente contribuam com o desenvolvimento econômico brasileiro.

Carteira de Trabalho

Carteira de Trabalho

Resolvi escrever este artigo para te auxiliar e explicar do que se trata cada uma dessas siglas para que assim compreenda melhor a importância de cada uma. Venha comigo e leia com bastante atenção para que possa aproveitar melhor cada informação. Para começar, nada melhor do que falar do NIS.

O que é NIS

A sigla NIS refere-se a “Número de Identificação Social” que é obtida por meio do portal CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), cuja atribuição é realizada pela Caixa Econômica Federal aos indivíduos que receberão algum tipo de beneficio social.

O NIS é associado ao PIS (que você verá no próximo tópico). Para ter o número do PIS é necessário que você tenha antes o seu NIS, sendo que a sua inscrição geralmente é realizada quando você consegue o seu primeiro emprego, uma vez que o empregador realiza todo o procedimento.

Para o empregador o cadastro do NIS facilita a sua rotina, pois através dele é mais rápido identificar alguns importantes benefícios trabalhistas de seu funcionário como, por exemplo:

O que é PIS

PIS significa “Programa de Integração Social” e é destinado as empresas que atuam no setor privado da economia brasileira. Quando o trabalhador é admitido em seu primeiro emprego, o empregador faz o devido registro no programa. Primeiro obtém o NIS (como foi falado no tópico anterior) e depois o PIS.

Este programa é destinado somente aos trabalhadores cadastrados que executam suas atividades sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Após 5 anos de cadastro no programa, o trabalhador passa a receber uma remuneração de até um salário mínimo paga em uma única parcela por ano pela Caixa Econômica Federal.

O que é PIS

O que é PIS

Mas, para ter o direito a essa bonificação é importante que ele atenda todos os requisitos do programa como, por exemplo, trabalhar com carteira assinada. O número do PIS é composto por 11 dígitos decimais que podem ser encontrados na CTPS.

O que é PASEP

A sigla se refere a “Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público” que é semelhante ao PIS, porém com algumas diferenças: é voltado para os trabalhadores que exercem suas atividades no setor público e o pagamento da bonificação é realizado pelo Banco do Brasil.

O PASEP 2018 foi criado junto com o PIS por meio de uma lei complementar na década de 1970. Como geralmente os dois programas são sempre mencionados de forma conjunta, muitas pessoas acreditam que tratam de uma coisa só. Por mais semelhantes que possam parecer, o PIS e o PASEP são programas destinados a públicos específicos que perfazem milhares de trabalhadores em todo o país.

PASEP 2018

PASEP 2018 – Confira a tabela, valores e saiba quem tem direito

Tanto um programa como o outro são também conhecidos como Abono Salarial 2018, uma vez que bonificam os respectivos trabalhadores cadastrados com uma remuneração que pode ser destinada conforme o desejo individual de cada beneficiado.

O que é NIT

NIT é o mesmo que “Número de Identificação do Trabalhador” que tem como objetivo justamente o de identificar o funcionário como um CI (Contribuinte Individual), e que é voltado para os trabalhadores autônomos.

Semelhante ao PIS e o PASEP, com o NIT é possível ter acesso a informações e cadastros em vários benefícios proporcionados pelo Governo Federal como o direito de contribuir com o INSS de forma autônoma.

NIT Previdência Social

NIT Previdência Social

O NIT pode ser obtido em uma agência da Previdência Social com a apresentação de todos os seus documentos pessoais, inclusive da Carteira de Trabalho.

Compreendeu a diferença que existe em cada uma das siglas apresentadas neste post? Ajude um amigo compartilhando essas informações nas redes sociais. Até mais!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.