Porque o Brasil possui salário mínimo?

O salário mínimo surgiu no Brasil na década de 1930, criado pelo então presidente da república Getúlio Vargas. o país foi dividido em 22 regiões onde todas as regiões que correspondiam a estados foram divididas ainda em sub-região, num total de 50 sub-regiões. Para cada sub-região fixou-se um valor para o salário mínimo, num total de 14 valores distintos para todo o Brasil. A relação entre o maior e o menor valor em 1940 era de 2,67.

No ano de 1951, o Presidente Getúlio Vargas assinou um Decreto-Lei reajustando os valores do salário mínimo, dando início a um período em que reajustes mais frequentes garantiram a manutenção, e até alguma elevação, do poder de compra do salário mínimo.

O valor salário mínimo corresponde ao menor remuneração que o empregador pode pegar aos seus funcionários. Foi estabelecido por lei e válido no País inteiro, seja para trabalhadores urbanos ou rurais.

Muitos trabalhadores todo ano ficam com uma ansiedade enorme e criam uma expectativa que ocorrerá uma atualização do valor do Salário Mínimo. Então qualquer especulação é sinal de avanço. Confira a seguir algumas informações sobre esse ajuste no valor. Veja agora!

O salário mínimo atual é descrito na Constituição Federal de 1988 como a remuneração capaz de atender às necessidades básicas do empregado e de sua família. Isso inclui moradia, alimentação, saúde, educação, vestuário, higiene, lazer, transporte e previdência social.

É obrigado a todo empregador realizar o pagamento do salário que condiciona funcionários com carga horária de 44 horas semanais e acordo formal de trabalho. Caso a carga horária seja superior, a empresa deverá pagar hora extra ao trabalhador.

Os trabalhadores vêm aguardando com ansiedade qual será o valor salário mínimo. Se ele for mesmo aprovado só será válido a partir de fevereiro. No ano passado o reajuste teve praticamente a mesma porcentagem devidamente pretendida para o próximo ano.

Geralmente esta alteração ocorre em janeiro, mas para que isto ocorra esse ajuste, vem sendo discutida com alguns meses de antecedência. O reajuste do salário mínimo é muito importante para que ele possa aumentar o poder de compra do cidadão onde a maioria das famílias sobrevive com esse dinheiro para sustentar suas casas.

Não foi anunciado ainda o valor do salário mínimo, grande quantidade de trabalhadores recebem o pagamento com uma base nesse valor. Já existe algumas estimativas de alterações no valor e assim que for aprovada pelo governo federal, logo iremos está com mais informações sobre esse reajuste, pois o governo anuncia na maioria das vezes os reajustes antes mesmo do início do ano.

O governo propõe algumas alterações para os trabalhadores, e o reajuste do salário mínimo atualizado deverá ficar em R$ 1.040 mensais, o que está em projeto para o ano de. Isso significa que a União vai aumentar o mínimo apenas para cobrir o índice da inflação, o Governo Federal é obrigado a cobrir a inflação acumulada do ano no reajuste do salário mínimo, mas nos anos anteriores o reajuste sempre era um pouco maior.

O cálculo do salário Mínimo é feito baseando – se em alguns fatores.

Leave a Reply