Reforma da Previdência – Novas Regras da Aposentadoria



Se aposentar hoje no Brasil estar cada vez mais difícil, recentemente foi encaminhado ao Congresso Nacional a proposta de emenda à Constituição 287/2016 que trata da grande Reforma da Previdência no Brasil, atualmente o Governo defende as alterações que são extremamente importantes para equilibrar as finanças da União.

Dentre todas as mudanças proposta pelo o PEC uma delas é a idade para se aposentar, 65 anos tanto para os homens quanto para as mulheres. Entenda um pouco mais sobre a reforma previdenciária.

Reforma de Previdência

Reforma de Previdência – Novas regras da Aposentadoria

Veja também como funcionam outros benefícios do INSS:

Quem será afetado pela Reforma da Previdência?

  • Todos os trabalhadores ativos no mercado estrarão no novo sistema, aqueles trabalhadores que tem menos de 45 anos no caso das mulheres e menos de 50 anos no caso dos homens deverão obedecer às novas regras do sistema previdenciário.
  • Já os contribuintes com mais de 50 anos se enquadram em uma regra diferente, aposentadores e todos aqueles que se enquadrarem no requisito de pedir o benefício até a aprovação da nova reforma não serão afetados.

Não existe, porém, intenção de alteração no calendário INSS 2017, apensa devem ser alteradas as regras para que deseja se aposentar. Então recomenda-se que você fique de olho nessas datas, bem como na tabela INSS 2017 para não perder o prazo.

Idade Mínima para Aposentadoria

O governo federal pretende fixar idade mínima de 65 anos de idade tanto para os homens quanto para as mulheres, com o tempo mínimo de contribuição de mínimo de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

Os principais afetados são:

  • Os homens com menos de 50 anos de idade e mulheres com menos de 45 anos de idade;
  • As mulheres com mais de 45 anos e homens com mais de 50 terão uma regra de transição mais suave dentro da nova regra previdenciária.

Nas regras atuais para se aposentar é necessário que o contribuinte tenha no caso das mulheres 60 anos e 65 anos para receber a aposentadoria por idade. Para a aposentadoria por tempo de serviço, na regra atual, não existe limite mínimo de idade.

Regra de Transição da Aposentadoria

Para homens os homens com 50 ou mais anos de idade e as mulheres com 45 anos ou mais para ser aposentarem pela a regra atual é preciso acrescentar 50% sobre o tempo que resta para o mesmo se aposentar.

Tempo de Contribuição para Aposentadoria

Hoje o tempo mínimo para se aposentar é de 15 anos, no caso da aposentaria por idade, tempo de contribuição é necessário que os homens tenham 35 anos e as mulheres 30 anos de idade. Para receber 100% da aposentaria na pratica os contribuintes terão que ter 49 anos de contribuição.

O contribuinte hoje para se aposentar precisa atender todos os requisitos legais, sabemos o quanto hoje é difícil se aposentar no Brasil, com a nova reforma previdenciária isso se tornou ainda mais difícil, para se aposentar é preciso atender ao requisito de se aposentar por tempo de serviço, idade ou tempo de contribuição, por outros meios o trabalhador pode ser aposentar por invalidez ou conseguir outros tipos de benefícios tais como pensão por doença ou morte.

A previdência social é responsável por todos os benefícios do INSS, tais como aposentadoria, tabela INSS 2018 e outros auxílios, por isso é importante manter a sua contribuição em dia, o INSS é um segurador em caso de acidente, afastamento ou morte do contribuinte.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4.50 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.