Revisão FGTS



Revisão FGTS – Em 2014 foi definido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma liminar que defendia a revisão do FGTS. Milhares de trabalhadores em todo o mundo solicitaram a revisão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que em alguns casos pode aumentar até 80% do saldo do fundo do trabalhador.

São trabalhadores ativos, outros já aposentadores que solicitaram junto a Justiça Federal ações de revisão ao saldo do FGTS, que reponha todas as perdas com inflação. Hoje a TR, conhecida como Taxa Referencial é aplicada individualmente sob cada trabalhador, desde 1990 a taxa referencial vem perdendo junto a inflação.

Caixa Fundo de Garantia

Caixa Fundo de Garantia

Tem direito a solicitar a revisão do FGTS todos os cidadãos que trabalharam de carteira assinada entre 1999 – 2013, esse direito foi concedido pelo o Superior Tribunal Regional.

Como calcular a revisão do FGTS?

Na internet existe diversos programas que podem lhe auxiliar a realizar o cálculo online, a partir apenas do preenchimento de algumas informações, mais para que você ser sinta mais seguro é confiante é preciso entender, como este cálculo é realizado.

O cálculo de correção do saldo do FGTS Inativo tem como base a TR, conhecida como taxa referencial que vai corrigir todo o valor com juros monetários, cujo a taxa é de 3% ao ano.

Porém, desde 1999 o índice de inflação medido pelo IPCA é maior do que a taxa da TR, portanto, o dinheiro inativo em contas do Fundo de Garantia está perdendo valor ano a ano.

Como receber a correção do FGTS

Para solicitar e receber a correção do FGTS é preciso entrar em contato com advogado e solicitar a correção do seu FGTS, vai ser preciso apresentar a relação de documentos a seguir:

  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia de um comprovante de residência tal como conta de luz, agua ou telefone;
  • Cópia do seu PASEP/PIS (Cópia da CPTS caso a mesma tenha a numeração);
  • Extrato do FGTS retirado no site da Caixa Econômica Federal ou do aplicativo do FGTS
  • Caso você seja aposentado (a) é preciso levar a cartão de concessão da sua aposentadoria, esse documento pode ser solicitado no próprio INSS.

Você só vai conseguir receber esse dinheiro corrigido, através de um advogado pois o mesmo vai mover uma ação sob a Caixa Econômica Federal junto a Justiça Federal de sua cidade.  O seu advogado ao mover uma ação vai solicitar a correção do FGTS.

Saldo e Extrato do FGTS

É possível ser consultar o seu FGTS de 3 maneiras, confira a seguir:

Revisão do FGTS

Revisão do FGTS

  1. Você pode consultar pela a internet, telefone ou nas agências da Caixa Econômica Federal, além disso a Caixa envia constantemente o extrato para a casa de cada contribuinte detalhadamente com suas contribuições. Pela a internet o método é mais simples, basta apenas ter em mãos o número do seu PIS, acesse o site da Caixa caixa.gov.br, no site é possível emitir o extrato e verificar os lançamentos que estão sendo realizados na conta do FGTS.
  2. Outra forma é comparecer com todos os documentos pessoais em uma agencia da Caixa e solicitar no autoatendimento ao cliente o extrato e saldo do seu fundo de garantia.
  3. Através da central de atendimento 0800 726 0207 também é possível solicitar e obter informações referente ao seu FGTS e diversos outros benefícios sociais. Lembrando que para a sua comodidade a central de atendimento funciona 24h por dia.
Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4.50 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.