Título de Eleitor



O Título de Eleitor é um documento muito importante que dá o direito ao indivíduo de exercer sua cidadania, ou seja, escolher os seus representantes políticos a cada eleição regional ou federal. Com o poder do voto você pode decidir o futuro da sua cidade como do seu estado ou país. Se você precisa regularizar ou transferir o seu Título de Eleitor é importante que verifique a sua situação com antecedência. Quem já possui 16 anos de idade já pode tirar o seu documento, que além de permitir o direito ao voto é obrigatório para a retirada de outros documentos como o CPF, o passaporte e até para tomar posse de algum cargo público.

Título de Eleitor

Título de Eleitor

Como Tirar o Título de Eleitor

O procedimento é bem simples. Você pode solicitar o seu Título de Eleitor em uma unidade do Cartório da Justiça Eleitoral de sua cidade ou então por meio da internet com o sistema chamado “Título Net” que você pode acessar clicando neste link (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/titulo-net).

  • Caso opte por esta opção é necessário que forneça todos os dados solicitados na página e depois retirar o documento diretamente no Cartório Eleitoral.
  • É importante ressaltar que por se tratar de um documento pessoal caberá somente a você fazer a solicitação do Título de Eleitor.
Como Tirar o Título

Como Tirar o Título

Onde Tirar

Se você vai tirar o seu Título Eleitoral pela primeira vez precisa se dirigir pessoalmente a um cartório da Justiça Eleitoral mais próximo da sua casa. Para facilitar, acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado para verificar o endereço e o respectivo contato para solucionar qualquer tipo de dúvida que possa existir.

Agendamento Título de Eleitor

Agora é possível evitar filas e tumultos no atendimento realizado pelo Cartório Eleitoral, já que foi implantado o sistema de agendamento online. Desta forma, é possível escolher a data e horário que seja melhor para o comparecimento.

Alguns serviços como obtenção de certidões, pagamento de multa e justificativa não precisam fazer o agendamento prévio. Basta somente se dirigir pessoalmente até um cartório para solicitar os serviços.

Agendamento Eleitoral

Agendamento Eleitoral

Já as certidões de quitação eleitoral, filiação partidária, negativa de alistamento eleitoral, crimes eleitorais e composição partidária podem ser retirados pela internet diretamente no site do TRE.

Ainda na página de Agendamento você encontra outras opções como, por exemplo, consultar e/ou cancelar o seu agendamento, bem como realizar a consulta de multas e gerar o boleto de pagamento.

Veja onde tirar os seguintes documentos:

  • Cartão de saques de benefícios sociais, o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal;
  • Como participar do programa Empregador Web, para facilitar as consultas junto ao MTPS;
  • Saiba como tirar a sua Certidão FGTS, que pode ser usada para declarar o Imposto de renda.

Consulta

Como o Título de Eleitor é um documento de uso menos contínuo se comparado com outros como, por exemplo, o RG e o CPF é fácil se esquecer do número como também a sua situação perante o TRE.

Para verificar a regularidade do seu Título é só fazer o seguinte: Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio deste link (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral) e escolha uma das duas opções de consulta à situação eleitoral: por nome ou por título.

Consulta do Título Eleitoral

Consulta do Título Eleitoral

Caso prefira a primeira opção será necessário informar o seu nome completo e data de nascimento, mas se for pelo título precisará digitar o número do seu documento. Em ambas as opções você ainda deverá informar o código de segurança, e em seguida clicar sobre “Consultar” para obter a resposta desejada.

Número do Título

O Título de Eleitor é composto de 12 dígitos conhecidos como “Número de Inscrição”, os quais devem ser fornecidos em caso de preenchimento de formulários que exigem essa informação. Os demais números presentes à direita do documento dizem respeito ao local em que você vota que é composto pela zona (endereço) e seção (sala de votação).

2ª Via Título de Eleitor

Se você precisa tirar a 2ª via do seu Título é preciso fazer o agendamento prévio no site do TRE da sua região e depois se dirigir pessoalmente até a Justiça Eleitoral de sua cidade para obter o documento.

Todas as unidades eleitorais possuem horário padronizado de funcionamento: de segunda a sexta, das 11 às 19 horas. Vale lembrar que você deve estar quite com a Justiça Eleitoral para conseguir tirar a segunda via, caso o contrário precisará verificar com o atendente o que precisa ser feito para regularizar a sua situação, certo?

Se tiver alguma dúvida é só utilizar os comentários abaixo.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Comments are closed.