Todo o trabalhador que contribuiu com o INSS pode se aposentar?

Todo o trabalhador que contribuiu ou contribui com o INSS, Instituto Nacional de Seguro Social, seja formal ou informal, pode se aposentar em diversos cenários através da Instituição. Seja por tempo de contribuição, por invalidez ou por doença, no site INSS você pode garantir que o trabalhador recebe um auxílio para quando deixar de trabalhar.

Para o contribuidor que deseja se aposentar por tempo de contribuição, ele deverá ter a idade mínima de 65 anos e, para as mulheres, 60. Nesse artigo falaremos sobre a aposentadoria INSS, como funciona, quais são os tipos de aposentadorias e como dar entrada no benefício e no nosso site você pode encontra tudo sobre o extrato INSS.

A Aposentadoria previdência social é um benefício que o trabalhador tem direito junto ao INSS, órgão responsável por colher e repassar os tributos colhidos para cobrir uma série de cenários na vida do trabalhador, desde aposentadoria, auxílio-doença, etc.

A forma mais comum de aposentadoria INSS é por Idade, onde o trabalhador terá que comprovar que trabalhou durante um período 35 anos e que tenha, se for homem, a idade mínima de 65 anos e, se for mulher, 60 anos de idade.

Existem diversos tipos de aposentadoria INSS, e a seguir falaremos sobre as categorias divididas de como se aposentar:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: benefício dado ao trabalhador que comprovar que trabalhou um período de 35 anos, se for homem, e 30 anos, se for mulher.
  • Aposentadoria INSS por idade: benefício dado ao trabalhador que comprovar que trabalhou um período de 180 meses, além da idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 para os homens.
  • Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência: benefício dado ao trabalhador portador de alguma deficiência física que comprovar que trabalhou durante um período de 180 meses, além de possuir a idade mínima de 60 anos se for homem e de 35 se for mulher.
  • Aposentadoria por invalidez: benefício dado ao trabalhador que está incapacitado de trabalhar, seja por conta de um acidente de trabalhado ou qualquer decorrência que a impressa de trabalhar.

Para agendar e dar entrada na aposentadoria INSS é muito simples. Basta o contribuinte acessar o site da Previdência Social através do endereço eletrônico a seguir abaixo, confira também tudo sobre o CND INSS.

Leave a Reply